Maria de Lourdes Batista

Maria de Lourdes Batista
Arte Educadora, Psicopedagoga e Psicóloga em curso pela PUC MINAS

domingo, 29 de novembro de 2009

Reflexão Encenada

Tema: Pai Nosso

NARRAÇÃO –
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.

1º - MOMENTO: Aqui poderá entrar uma bailarina expressando Paz e olhando para um determinado local, com expressão de dor mas de alegria em fazer a vontade de Deus. Ela sabe que o caminho não é fácil, mas com Deus tudo se faz.

2º - MOMENTO: Logo em seguida poderá entrar um jovem expressando dificuldade em encontrar o caminho. Segue por um caminho, não fica, vai por outro. Ele não vê o fim deste seu caminho, ele se perde e cai.

NARRAÇÃO – FAZER A VONTADE DO PAI NÃO É SIMPLES.
TALVEZ CONTRARIA VIOLENTAMENTE A NOSSA VONTADE.

3º - MOMENTO: Entra um jovem vestido de Jesus e diz essas passagens Bíblicas:
“O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou a realizar a sua obra”.
“Não vim para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.
“Pai, seja feita a Tua vontade, não a minha”.

OBJETIVO DESTA CENA: Jesus mostra-nos o caminho.

Questionamento :
O QUE DEUS QUER DE NÓS ?

Narrador : ESTEJAM ATENTOS PARA A MANEIRA COMO VOCÊS VIVEM:
NÃO VIVAM COMO TOLOS, MAS COMO HOMENS SENSATOS...PROCUREM COMPREENDER A VONTADE DO SENHOR. =

4º - MOMENTO: Um grupo de pessoas trajando as dificuldades do mundo: Depressão, vazio existencial, ausência de Deus, drogas, fumo, bebidas...

5º - MOMENTO: Um grupo de pessoas que estão no mundo, mas não pertencem a ele; não se excluíram do mundo, mas sabem que precisam da vida em grupo e da vida fraterna para que a força do Evangelho aconteça em suas atitudes.
Narrador . PARA DESCOBRIR A VONTADE DO SENHOR, A PALAVRA DE DEUS É O CAMINHO PRIVILEGIADO.
JESUS UNIFICOU TUDO NA PRÁTICA DO AMOR.
“O QUE VOS MANDO É ISTO: AMEM –SE UNS AOS OUTROS.

6º - MOMENTO: Um grupo poderia dançar a música do tema: Clara e Francisco: ...Doce é sentir...vai nascendo o amor ..humildemente.

NARRADOR - A VONTADE DE SEMPRE AGRADAR A DEUS E NUNCA AFASTAR-SE DELE DEVE SER CARACTERÍSTICA MARCANTE DE NOSSA VIDA.

A vontade de Deus passa pela nossa vontade é preciso nos conhecermos para então sermos honestos conosco mesmo. No caminho de discernimento e perseverança para em tudo fazer a vontade de Deus está na oração. Para ajudar os discípulos no processo de crescimento e fé, Jesus convidou-os para viverem momentos fortes de oração, sempre os alertava para serem simples e autênticos. Como bons amigos que se encontram e se falam, devemos nós com Deus, rezar e expressar com ternura e amizade o amor que temos para com Deus, nosso Pai. rezar é coragem de assumir a nossa vida. Deus se preocupa com todos, com os mais necessitados. Ele não tem distinção de pessoa. Fazer a vontade de Deus é principalmente partilhar o que somos e o que temos, acolhendo a todos sem distinção, amando a todos porque todos são humanos e filhos de Deus.

7º - MOMENTO: No final aparece um grupo de jovens todas vestidas com túnicas brancas, expressando a oração, trazendo o terço, a bíblia, a vela.
A necessidade do silêncio talvez possa vir com um cartaz bem bonito escrito ou fazer um momento de silêncio e em seguida alguém poderá falar:
“ QUANDO O SILÊNCIO FOR MAIS FORTE DO QUE A VOZ É MELHOR CALAR . APENAS CALAR-SE....

E no final alguém poderá dizer.... a vontade de Deus vai se realizar quando nós permitirmos que Ele Seja nosso Pai, Senhor do Céu e da terra e nós sejamos seus filhos. O Reino de Deus será conhecido pelas nossas atitudes de filhos amados, assim a comunidade de irmãos acontecerá.

Nenhum comentário: