Maria de Lourdes Batista

Maria de Lourdes Batista
Arte Educadora, Psicopedagoga e Psicóloga em curso pela PUC MINAS

domingo, 29 de novembro de 2009

Tema: “Quem somos nós no meio de tudo isso?”

Teatro

A proposta deste espetáculo é mostrar que somos capazes de nos conhecermos como pessoas humanas e que temos condições de nos transformarmos, pois não estamos prontos. Nossa vida tem sentido quando somos capazes de amar gratuitamente.

Coreografia - Abstrata
Tema. Expressões corporais da modernidade , pós-modernidade.

Música Instrumental

Texto I
Cores atraentes invadem nos dias e nos marcam.
Cores que deixam em nós as suas marcas.
Nem nos demos conta e já perdemos nossa identidade.
Perdemos nosso rosto, nossos movimentos livres
Nossa vontade, nossa decisão.
Somos envolvidos
Amarrados.

Texto II
A vida é abafada.
Somos sugados por uma força desconhecida,
Prazerosa e destruidora.
Somos sugados pela força de nossas carências e pela fome de nossas ansiedades.
Aflitos assim não somos mais úteis, não servimos mais para nada.
Nos sentimos desprezados e sem vida, deformados assim nos sentimos como um lixo.. jogados, mal amados...

Texto III
Será esse o nosso fim?

Texto IV
Precisamos de muita coragem para levantar
Será preciso acreditar e acreditar sempre
A esperança nos aponta um caminho
É somente permitir que do coração irradie uma luz...
E assim estender a mão mesmo ainda desfigurado...
Levantar o outro que também caiu mesmo sofrendo, mesmo fraco..

Uma nova vida vai começar...
Recomeçar sempre, acreditar que tudo é possível, ser pessoa outra vez é um sonho que pode realizar-se.

Coreografia . Os sonhos de uma nova vida, de esperança da fraternidade.
Por um século sem drogas..
Por um tempo onde a pessoa, o jovem saberá que a um tempo para cada coisa.

Ver na Bíblia no livro de Eclesiastes cap. 02 - deverá ser realizada uma coreografia COM MOVIMENTOS LIVRES e EXPRESSIVOS de que mesmo presos, somos libertos por Jesus Cristo Senhor de nossa existência.

Texto V
Muitos anos já se passaram desde que a raça humana iniciou sua história neste planeta.
Há muitos anos que estamos escalando a nossa história.

Texto IV
Algo me diz que haja o que houver em algum lugar alguém me espera de braços a abertos e com um largo sorriso.
Posso ver o seu semblante de alegria ao pressentir a minha chegada.

Meu caminho, minha história me conduz a esse alguém..
Sinto uma alegria em imaginar partir em sua direção.. ouço sua voz..
Qualquer hora , sei chegarei lá...
Por que o tempo passa.

Texto VII
Passa, passa tempo bendito..
Levanta e parte...
O tempo acabou a hora findou quem pode ficar? A luz se apagou, o tempo passou e agora????

Quadro II
Tudo isso é tradicional... vamos modernizar esse melodrama, ou sei lá o que...
O que é mesmo que estamos fazendo?
Atenção pessoal eu quero luz... eu falei luz!!!
Eu quero muito som, muita atenção , muito poder... muito movimento...

Uma voz em off diz.
E muita grana.. não temos tanta luz, tanto som tanto movimento.. e agora chefinho o que fazer?

Modernidade - como e agora? Arranjamos grana, vendemos, trocamos, compramos... fazemos o que for necessário...

VOZ EM OFF - já fizemos tudo isso, já trocamos, já vendemos e já compramos tudo o que era possível..

Modernidade - como assim?

VOZ EM OFF ( dando uma gargalhada) não temos mais nada.. todos já foram embora e só resta eu e você e não temos mais nada..
Modernidade - Mas afinal quem é você.. eu te conheço.?

VOZ EM OFF - Somos velhos conhecidos, nasci ao mesmo tempo que você e caminhamos lado a lado..

Modernidade - Este mistério esta me enchendo, não tenho tempo para ficar aqui falando com uma voz que eu não sei quem é. Vamos apareça! Eu exijo que apareça!

Aparecem cinco pessoas. (CINCO CONSCIÊNCIAS)
1. Sou eu , recatada, esquecida, rigorosa e implacável
2. Sou eu, relaxada, sem princípios sem coisas certas ou erradas..
3. sou eu dominador, absolutista, prepotente, memorável..
4. Sou eu, ingênua que me deixo levar ao embalo dos ventos e aos sons mágicos de qualquer instrumento.
5. Sou eu moderna, capaz de viver ao mesmo tempo tudo isso e muito mais.. não há limites para min. Tudo é possível no meu universo.

Modernidade - Calma eu já estou ficando tonto.. vocês todas se parecem e ao mesmo tempo trazem aspectos diferentes e eu pareço um pouco com cada uma .. um pouco ou tudo.. mas como eu nunca havia percebido antes?

5. nunca foi necessário. Te conduzimos com tanta facilidade.. nunca tivemos problemas... te manipulamos tão facilmente, nunca foi precisos aparecer somente as atitudes diziam...
1. rigor.
2. Relaxamento moral
3. - Domínio
4. - Ingenuidade
5. - tudo era possível.

Modernidade - Mas e agora, o que aconteceu?

3.- ora, ora não me venha com essa... você já sabe que temos alguém que já esta nos rondando.. e colocando o nosso jogo em perigo.

Modernidade - Mas quem será?

4. pense e vai descobrir?
1. não, não pense.. ande.
2. Relaxe.
3. Não, corra, você não pode parar...
4. Trabalhe.. corra... vamos

Modernidade - Então é isso>
Todas. Isso o que?
- Alguém muito especial entra e diz: Você me chamou?
Todas .. oh não você pensou.....
Modernidade - Mas quem é você realmente?
- Sou profundidade, sou amor , sou sua consciência, aquela que te mostra o que acontece... te mostro o que é certo e o que é errado.. INCENTIVO VOCE A SER A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS.

Deve ser feito um debate após apresentação.
Preparar o Roteiro para o debate

Nenhum comentário: